Organização social
http://planetasustentavel.abril.com.br/album/povos-indigenas-mais-numerosos-231906.shtml?&foto=3
O desenho da aldeia macuxi não demonstra de imediato ao observador sua morfologia social. As casas parecem distribuir-se aleatoriamente, porém um olhar mais atento percebe que, via de regra, elas se dispõem em conjuntos que correspondem a parentelas. Estas formam unidades políticas cuja interação perfaz a vida social e política da aldeia.
O desenho da aldeia macuxi não demonstra de imediato ao observador sua morfologia social. As casas parecem distribuir-se aleatoriamente, porém um olhar mais atento percebe que, via de regra, elas se dispõem em conjuntos que correspondem a parentelas. Estas formam unidades políticas cuja interação perfaz a vida social e política da aldeia.
A aldeia macuxi consiste assim
basicamente em uma ou várias parentelas interligadas por casamentos. Dada a
tendência uxorilocal [após o casamento, o casal vai morar com a família da
moça] que se verifica nas sociedades dessa região, residência e parentesco são
instâncias associadas que, articuladas, dão origem à chefia. Nesse sentido, o
grupo local organiza-se em torno da figura de um líder-sogro de cuja habilidade
política na manipulação dos laços de parentesco depende sua existência. Com o
declínio do prestígio do líder-sogro ou sua morte, o grupo local tende a tomar
outras formas ou desfazer-se. Mesmo neste último caso, porém, a aldeia persiste
como referência histórico-geográfica.
A política matrimonial macuxi tende a
favorecer reuniões endogâmicas, ou seja, procura-se casar dentro das parentelas
que compõem a aldeia. Entretanto, pode-se verificar uma alta incidência de
casamentos entre aldeias que estreitam suas relações, configurando conjuntos
regionais.
Como ocorre entre os outros grupos
Pemon, para os Macuxi a relação entre cunhados – yakó – é
marcada por grande liberdade e igualitarismo, enquanto, inversamente, a relação
sogro-genro – pái-to – pressupõe evitação, subordinação e
consideráveis obrigações materiais do genro para com o sogro.
Na aldeia, a liderança política emerge
assim do jogo das parentelas em que prevalecem as relações acumuladas de afinidade,
isto é, o líder é aquele que detém uma rede mais ampla de afins e, portanto,
aliados políticos. Hoje, há que se considerar ainda o fator decisivo que
representa a atuação de agências indígenas e indigenistas, pelas quais um líder
angaria prestígio e apoio material que lhe podem conferir maior estabilidade.
Fonte: ttp://www.indioeduca.org/?p=1782
http://valoreseidentidademacuxi.blogspot.com.br/
http://portalamazonia.com/
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/macuxi/734
Fonte: ttp://www.indioeduca.org/?p=1782
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https://pib.socioambiental.org/pt/povo/macuxi/734
Conteúdo bem explicado e facio e se comprender
ResponderExcluirConteúdo bem explicado e facio e se comprender
ResponderExcluirEra isso o que estava procurando um conteúdo bem explicado
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