COMIDAS TÍPICAS: a´re´ makusi (comida macuxi)


Marcadores



    LAGARTA MUTAMBEIRA


Lagarta mutambeira conhecida na língua macuxi de terekara é um alimento em que no passado se consumia bastante, tem sua característica por ser preta com pinturas amarelas e surgem em determinadas épocas do ano, no período do inverno, nos meses de junho a agosto que costumam se agrupar em uma árvore chamada de mutambeira ou lagarteira.


Para saborear a lagarta mutambeira tem que escaldar na panela de barro e lavar bem. O cardápio pode ser preparado em Damurida alimento típico da região, com folha de cariru ou de macaxeira, pode secar ou assar. Nesse caso quando for em quantidade maior é armazenado em balde de jamaru passando assim ter a durabilidade entre quatro a cinco meses e depende do consumo e diversidade do alimento no dia a dia, no entanto com farinha, beiju, pimenta, é tão bom de consumir.

Pais de famílias ainda incentivam seus filhos a consumirem principalmente as crianças, mas muitas das vezes essas espécies comestíveis não aparecem como era no passado, devido à mudança de tempo, às vezes o inverno acontece antes do tempo e o verão muito prolongado o que quebra o calendário cultural dos povos indígenas. Atualmente a pratica de consumir a lagarta  mutambeira / terekara  vem sendo  consumido pelos mais velhos,  devido a convivência desde os tempo passado. Um dos impactos sociais é que a população jovem vem perdendo hábitos de consumir devido a intrusão diferentes hábitos.





CONSUMO DO KIAWÎ – SAUVA



       A saúva conhecida na língua macuxi é chamada de kiawî que surgem no período de inverno nos meses de abril a maio. Elas são conhecidas como rainhas das formigas, a saúva ser pego é levado para casa depois assado no forno ou em cima de uma peneira para queimar suas asas para consumir, somente os mais velhos que podem fazer esse processo porque se o jovem ou a moça fizer isso surgirá uma doença muito brava.







    Pode ser consumida de várias maneiras, pois já assada com farinha não tem nenhum problema, algumas pessoas na comunidade fritam a saúva depois de tirar suas asas, mas o que é o prato típico mesmo é cozido em damoridas, a população costuma também fazer misturas com a carne de peixe e carne de caças ou de bovinos dentro da Damurida com folha de cariru e assim a damorida vai passando vários dias até acaba esse cardápio.

Fonte: ttp://www.indioeduca.org/?p=1782 
 http://valoreseidentidademacuxi.blogspot.com.br/ 
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/macuxi/734
http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/05/indios-macuxi-mostram-preparo-de-prato-tradicional-com-lagartas-em-

Um comentário: