PIMENTA MALAGUETA, CULINÁRIA E CULTURA



USO E COSTUME  DA PIMENTA MALAGUETA MACUXI

    




Na cultura do povo macuxi, a pimenta malagueta está relacionada com a vivencia do cotidiano e esse elemento tradicional tem um valor e significado para a população, principalmente como uma forma de valorizar a identidade macuxi. O uso e costume da pimenta malagueta estar relacionado principalmente da diversidade da culinária e crença praticadas há muito tempo.



     O modo mais pratico é em relação à culinária, onde, após ser coletado serve como uma mistura para a Damurida (foto ao lado) que é uma alimentação que se faz com carne de caça, peixe, rã, saúva entre outro e nesse caso a pimenta malagueta é usado em grande quantidade dando assim um gosto ardente. A maneira de  uso da folha da pimenta malagueta para esta alimentação, é utilizar a pimenta, após ser coletada,e passa-la em um processo de escaldamento com tucupi e logo lavado e põem dentro da Damurida uma forma prática do povo macuxi.



Segundo os benzedores da comunidade, a pimenta malagueta é muito boa para espantar a preguiça, pois no passado sempre foi usado para pôr no ânus. Segundo a crença isto era para que os jovens pudessem crescer saudáveis, onde toda manhã tinham que passar na áxila antes de tomar banho, segundo eles esta atitude não era para retardar o envelhecimento, mas sim para adquirir uma certa esperteza e ser assim um bom caçado e pescador na família.

                                                                                                                                                      A  pimenta está relacionada a uma crença tribal de que, quando a pessoa está doente o certo é espremer a pimenta em um recipiente e tirar o sumo da pimenta para pôr nos olho em sextas-feira. Acredita- se também que a pimenta malagueta pode ser usada para espantar a cegueira, tirar cravos do rosto e espanta espírito  maus da serra, como por exemplo: Mariwa (mito que captura espíritos).



Fonte: ttp://www.indioeduca.org/?p=1782 
 http://valoreseidentidademacuxi.blogspot.com.br/ 
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/macuxi/734

Nenhum comentário:

Postar um comentário